Vinho Grandes Escolhas
NUNO SANTIAGO
Nuno Santiago
- Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro.
- Certification em E-tourismo pela University of Surrey
- Certification em Real Estate, Development and Hotel Investment pela Cornell University
 
Iniciou a sua carreira na RDPE – Desenvolvimento de Projectos Empresariais, onde assumiu a gestão de projectos nas áreas do turismo e do imobiliário temático, tendo posteriormente integrado os quadros da CPU Consultores, onde criou e liderou a CPU Tourism Consulting. Assumiu posteriormente a função de Director de Desenvolvimento do Grupo Amorim Turismo, em Portugal, Angola e Moçambique, de onde transitou para a Essentia Consultores, onde assumiu a gestão de diversos projectos, entre os quais o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Príncipe. No âmbito da implementação deste Plano foi criada a Fundação Essentia Príncipe, da qual foi administrador. Posteriormente assumiu as funções de CEO na Masemba, grupo editorial que integrava títulos como as revistas Lux, Lux Woman e Revista de Vinhos, tendo sido responsável pelo lançamento da revista Cristina. Em 2017 criou a Media Camp, empresa que aposta na produção de conteúdos e inovação editorial, tendo lançado as revistas A Maria Vaidosa e Tribo Mag, estando atualmente a desenvolver um conjunto de projetos na área digital e a criar uma agência de influenciadores. É, desde 2017, acionista da Reserva Especial, empresa que detém o título Vinho Grandes Escolhas. É membro da direção da Associação Portuguesa de Imprensa.
Diretor Turismo de Portugal
NUNO FAZENDA
Doutorado pelo Instituto Superior Técnico em Planeamento Regional e Urbano, Mestre pela Universidade de Aveiro em Gestão e Políticas Ambientais e Licenciado em Turismo pela Universidade do Algarve, tendo desenvolvido o 2º ano na University of Wales Cardiff.
Com vários anos de experiência profissional na área do turismo - no sector público e privado - foi na CCDRN o Perito-Coordenador responsável pelo Plano de Ação para o Turismo do Norte de Portugal e o coordenador técnico do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro 2007-2013.
Participou no Grupo de Alto Nível da Fundação Nações Unidas (em Washington D.C.) para o projeto internacional "Criteria for a Sustainable Tourism", lecionou – na qualidade de Professor convidado - na Business School da Universidade George Washington e tem realização várias comunicações em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente Europa, Brasil, China, México e Estados Unidos.
É Professor convidado da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sendo cocoordenador dos Programas de Gestão do Turismo e de Wine Business Management da Católica Lisbon School of Business & Economics e membro do Conselho Científico da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP.
Presentemente é Diretor no Turismo de Portugal, tendo a seu cargo a coordenação técnica da estratégia nacional de turismo – Estratégia Turismo 2027 e as áreas de desenvolvimento regional e de gestão de programas comunitários.
Eng.Informático / Jornalista
RUI FALCÃO

Eng. Informático de formação, Rui Falcão, é crítico e jornalista especializado em vinhos, conferencista e educador na área há quase 20 anos.
Colabora e escreve regularmente em revistas e jornais internacionais nos cinco continentes. É autor de nove guias de vinho, bem como da obra “Cadernos do Vinho”, dividida em doze volumes e publicada pelo jornal Público. É promotor e autor do evento internacional MUST – Fermenting Ideas.

 

 

 

 

 

CEO - Catavino
RYAN OPAZ
Nasceu nos Estados Unidos, mais exatamente no estado de Minnesota, tem mais de 20 anos na indústria do vinho, marketing na internet, educação de vinhos, eventos e agora turismo de vinhos e gastronomia de luxo com a empresa Catavino. 
Não só dirige uma DMC (Destination Management Company) de serviço completo com sede no Porto, mas também orienta os clientes através da vasta paisagem vinícola de Portugal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
Wine Export Manager Douro Family Estates
JOÃO CARVALHO
Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo, pela Universidade de Aveiro, sempre se dedicou às causas do Turismo e em particular ao acolhimento da comunidade estrangeira desta mesma universidade, coordenando e liderando o programa “Discover Portugal with us”.  Em 2002, frequentou o Helia Polytecnique Institute, em Porvoo na Finlândia, tendo regressado para realizar o estágio curricular no Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo. 
Profissionalmente, trabalhou no Operador turístico PortoWellcome, em particular no mercado corporate e acompanhamento de turistas, no vale do Douro.  
Aceitou em 2005 funções de Gestor do Enoturismo da Herdade da Malhadinha Nova, para além da colaboração na promoção dos vinhos, nos principais certames nacionais. 
Em 2008, aceitou o convite da Global Wines, para a gestão da área do Enoturismo, no Dão com o Paço dos Cunhas de Santar e Quinta de Cabriz, no Alentejo com a Herdade Monte da Cal e na Bairrada com a Quinta do Encontro. Na área do enoturismo ganhou dois prémios de melhor enoturismo do Ano, a Herdade da Malhadinha Nova (2007) e o Paço dos Cunhas de Santar (2008). 
Actualmente, coordena as Exportações da empresa Douro Family Estates, onde gere uma carteira de clientes em vários países. Acresce ainda como fator importante, não só o acompanhamento dos clientes, mas também a participação nos eventos da Viniportugal em mercados internacionais. 
O ensino é uma grande paixão, leccionando a cadeira de Enologia na Escola de Hotelaria Douro-Lamego, o módulo de Vinhos do Mundo no curso de Escanção da mesma escola e a cadeira de Mercados, Estratégia e Internacionalização do short-master em Cultura do Vinho e Enoturismo, da Universidade Portucalense.
Quinta do Seixo – Sogrape Vinhos S.A
TÂNIA CARDOSO
Pós-graduada em Gestão e Economia do Turismo e Hotelaria pela Porto Business School of University of Porto e licenciada em Turismo, Lazer e Património pela Universidade de Coimbra em 2008. 
Fez estágio curricular como assistente de direcção no Vintage House Hotel (Pinhão) permitindo uma abordagem geral do sector hoteleiro na região do Douro. 
Passou pela Real Companhia Velha (RCV) em 2009 dando apoio á gestão do sector vitivinícola desta empresa. Foi aqui que descobriu a paixão pelo Douro e em 2010 abraça o desafio de trabalhar diretamente no Enoturismo. Foi coordenadora da Wine Shop Quinta da Pacheca (Lamego) realizando visitas guiadas bem como apoio na organização de eventos, desde provas de vinhos, casamentos e workshops.
Atualmente é responsável pela operação do centro de visitas da Quinta do Seixo que faz parte do grupo Sogrape Vinhos S.A.
 
 
 
 
 
 
Diretor Geral do Monverde Wine Experience Hotel
MIGUEL RIBEIRO
Miguel Ribeiro é Diretor Geral do Monverde Wine Experience, propriedade da Quinta da Lixa, um dos maiores produtores da Região de Vinhos Verdes. O Hotel com três anos de atividade encontra-se numa área de 30 hectares, 22 dos quais de vinha plantada pelas castas Avesso, Touriga Nacional, Vinhão, Arinto e Loureiro. Miguel tem mais de 18 anos de experiência no setor de Hospitality e tendo ocupado cargos de direção nos últimos 9 anos.
Antes de se juntar ao Monverde Wine Experience Hotel e Quinta da Lixa, Miguel foi Diretor de F & B e Assistente do Diretor Geral do Porto Palacio Congress Hotel & SPA, membro da Leading Hotels of the World, tendo participado na Abertura dos Hotéis de Charme do Grupo no Centro da cidade do Porto. O Artist Porto Hotel & Bistrô e o The House Ribeira Porto, ambos de propriedade da mesma Companhia S. Hotéis.
No início de sua carreira, trabalhou como Assistente de Operações da Solinca Eventos & Catering, enquanto parte da Sonae Turismo.
Miguel ingressou na indústria hoteleira em 1999, como aprendiz e, ao mesmo tempo em que avançou em sua carreira, continuou estudando através da gestão e Hospitality. Bacharel em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Mestrado em Gestão Hoteleira pela Universidade Católica Portuguesa e Formação Executiva em Administração de Empresas pela EGP – Porto Business School.
Diretora da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
CRISTINA BARROCO
Doutoramento em Turismo pela Universidade de Aveiro, com tese na área da atratividade de Portugal para investimento direto estrangeiro no setor do turismo. Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE (Lisboa), Licenciatura em Turismo pela ESEC (Coimbra) e Bacharelato em Turismo pela ESTG (Viana do Castelo). Entre 1995 e 2002 exerceu atividade no Grupo Visabeira, tendo sido Relações Públicas e Diretora do Palácio dos Desportos, Administradora do Palácio do Gelo e Diretora do Campo de Golfe e Centro Hípico Montebelo. Atualmente é Diretora da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu (IPV), onde leciona nos cursos de licenciatura em Turismo, licenciatura em Marketing e Mestrado em Gestão Turística. É membro do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, do Grupo de Investigação em Território, Desenvolvimento e Atratividade Turística da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro e do CITUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo. Tem participado em congressos nacionais e internacionais e possui várias publicações na área do turismo.
 
 
 
 
 
 
Directora de Vinhos Fladgate Partnership
BEATRIZ MACHADO

Diretora de vinhos experiente, altamente focada em inovar e criar novas experiências para entregar ações locais a consumidores globais.
Durante a sua vida profissional, tem sido constantemente desafiada e realizado com sucesso vários projetos, muitas vezes saindo da sua zona de conforto. Os resultados conseguiram muitas vezes o reconhecimento de pares, instituições de ensino e media, em Portugal e no estrangeiro.
O seu conhecimento e educação em vinho, juntamente com fortes capacidades de comunicação e criatividade, permitiu ser inovadora, ao mesmo tempo que entregava resultados num período de tempo específico.
Sendo a primeira diretora de vinhos em Portugal, foi desafiada em diferentes áreas, tais como: criação e gestão de vários programas de vinho, condução de vendas de vinho; funcionários em treino; criar e executar mais de 350 eventos de vinho; engajar-se em diferentes projetos de desenvolvimento de negócios; gerenciar mais de 100 parcerias de vinhos; desenvolver e implementar estratégias inovadoras de vendas e marketing, criando valor e impulsionando o crescimento dos consumidores de vinho.
Desde junho de 2017 começou a trabalhar no complexo cultural World of Wine, gerindo a Wine Experience (3.000m2) e a Wine School para abrir ao público em 2020. 

 

Administradora Amorim
LUISA AMORIM
Luisa Amorim nasceu a 20 de agosto de 1973, no Porto. 
Cedo descobriu que tem jeito para mais do que uma área específica de trabalho. Gosta, em particular, de áreas dinâmicas, criando relações pessoais e com a natureza.
Licenciada em Marketing pelo ISAG e Gestão Hoteleira pela EHTE e EHTP, completou diversas áreas de formação em Hotelaria pelo Centre International de Glion, em Marketing pela UCI Comunication - Estados Unidos e Gestão na Porto Business School.
Quando regressou dos Estados Unidos, trabalhou no Grupo Amorim em diversos departamentos e empresas durante dois anos, em Portugal e no estrangeiro, com o objetivo de ter uma visão abrangente de todas as suas atividades.
Em 2006 inicia um novo projeto como Administradora da Quinta Nova – Nossa Senhora do Carmo, estabelecendo rede comercial e desenvolvendo todo o negócio de vinhos premium e de enoturismo. 
Luisa Amorim, como CEO da área de vinhos no Grupo Amorim dá este ano um passo importante com a recente aquisição da Taboadella, uma quinta localizada no Dão, em elevada altitude.
Administradora da Amorim – Investimentos e Participações (desde 2002), e da Amorim Negócios Internacionais (desde 2016).
Foi Diretora executiva da Natureza, S.G.P.S (2002-2006), Diretora de Marketing da J. W. Burmester (2000-2002) e Membro da Direção Hoteleira na Amorim Hotéis e Serviços e na Sociedade Figueira Praia (1996-1997), altura em que inicia funções no Grupo Amorim.
Desempenhou funções no âmbito de Consultadoria de gestão na Deloitte & Touche, Porto (1998-2000).
Para além da atividade empresarial é fundadora e presidente da Associação Bagos d'Ouro (desde 2010), uma organização sem fins lucrativos que promove oportunidades educacionais para crianças e jovens carenciados do Douro. Foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação Museu do Douro (2006-2011).
Diretor de Produção na Casa da Insua
JOSÉ MATIAS
Licenciado em Engª Agroalimentar (1998), formação profissional em Produção Integrada e Biológica em Vinha e Olival, técnico responsável de comercialização e aplicação de fitofármacos, Dirigente Associativo pela ANCOSE, Dirigente Cooperativo pela ESTRELACOOP, membro da câmara de provadores de Queijo Serra da Estrela.
Técnico responsável de algumas explorações agrícolas e de Turismo Rural na região da Beira Alta, Produtor de Queijo Serra da Estrela desde 1998, atualmente desempenha a função de Diretor de Produção na Casa da Insua desde 2005 e é consultor técnico de algumas explorações agrícolas na região do Dão / Serra da Estrela.
Em 2011 foi distinguido pela CVRDÃO como o melhor Viticultor da região do DÃO.
 
 
 
 
 
 
 
 
Diretor de Operações Internas da Essentia
ANTÓNIO FONTES
Com mais de 20 anos de experiência na área do desenvolvimento local e do turismo, é Mestre em “Economie du Développement Rural”, pelo CIHEAM – Montpellier, Diploma Europeu “Economie, Géstion et Animation de Structures de Sports, Loisirs et Tourisme”, pela Universidade de Pau, França, e Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo, pela Universidade de Aveiro.
Desde 1993, acumulou diversas responsabilidaded no quadro da gestão de programas de financiamento comunitário, a nível regional e nacional, tendo estado envolvido no apoio a projetos de desenvolvimento turístico e territorial, tanto de iniciativa institucional como privada. Desempenhou funções técnicas na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e foi assessor da Direção-Geral do Desenvolvimento Regional, hoje o Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional (IFDR). Integrou ainda o XXº Governo Constitucional, na qualidade de adjunto da Ministra do Planeamento.
Desde 2004 na Essentia, foi responsável pelo acompanhamento dos clientes da Área Institucional e pelo desenvolvimento das intervenções transversais turísticas e territoriais participadas pela empresa. Presentemente, é o diretor de operações internas da Essentia.
 
 
 
 
 
Diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e de Inovação do Turismo de Portugal
ELISABETE MENDES
Licenciada em Serviço Social, rapidamente foi orientando a sua formação complementar e a sua atividade para a ligação ao mundo empresarial e à área da formação, mas sem nunca descurar a vertente social na dinamização de projetos ao longo da sua vida.
 
Com 25 anos de experiência na área da formação turística e formação para o comércio, é de há 11 anos a esta parte a Diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e de Inovação do Turismo de Portugal, tendo como principais responsabilidades a conceção dos cursos de formação, acompanhamento e avaliação do plano de formação para jovens e ativos do setor, ministrados na rede das escolas de hotelaria e turismo.
 
Foi Diretora das Escolas de Hotelaria e Turismo do Estoril e de Setúbal e, ainda neste momento, considera que o projeto do Estoril foi um dos maiores desafios profissionais, por se tratar, em tempo, da maior escola da rede.
Foi também Chefe de Divisão de Formação Contínua e Consultadoria às Empresas, tendo então desenvolvido uma profunda revisão do modelo formativo para ativos e sua implementação regional.
 
Atualmente é membro do Conselho Setorial para a Qualificação do Turismo e Lazer da ANQEP e da Comissão Setorial para a Educação e Formação, do Instituto Português da Qualidade.
 
Ao longo da vida foi reforçando os conhecimentos através da realização de cursos de formação especializada em áreas de gestão para o turismo, recursos humanos e desenvolvimento das organizações, destacando programas como o PAGETUR – Programa de Formação Avançada para o Turismo, Universidade Católica de Lisboa; Mini MBA – Gestão de Hospitalidade e Turismo, ISCTE; Gestão para a Criação de valor, Nova Executivos (Universidade Nova); FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública (INA); Engenharia da Formação, Academia Francesa Greta-Lemain.
Coordenadora do projeto ”TWINE"
ELIZABETH KASTENHOLZ
Elisabeth Kastenholz, de nacionalidade alemã, a viver em Portugal já há umas décadas, é Professora Associada no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo / Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área do Turismo e Marketing e é Coordenadora da área científica de Turismo. Doutorada em Turismo, é detentora de um MBA, licenciada em Gestão e Planeamento de Turismo e bacharel em Administração Pública – Ramo de Relações Internacionais, pela Fachhochschule des Bundes für Öffentliche Verwaltung/ Bonn/ Alemanha.
 
É membro da Unidade de Investigação GOVCOPP (Governança, Competitividade e Políticas Públicas), da Deutsche Gesellschaft für Tourismuswissenschaft e.V. e da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais. Coordenou e participou em vários projetos de investigação nos domínios do turismo rural, turismo acessível, turismo sénior, turismo cultural bem como em cooperação transfronteiriça em turismo. Supervisionou várias teses nessas áreas, com foco no comportamento do consumidor em turismo, na experiência turística, marketing e desenvolvimento sustentável de destinos.
 
Atualmente coordena o projeto ”TWINE – Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural áreas”, financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e pelo FEDER (POCI- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), a decorrer entre 2018 e 2021, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade da Beira Interior, e contando com o apoio das Rotas da Bairrada, do Dão e da Beira Interior.
x
Warning  O seu navegador está desatualizado, possui falhas de segurança e pode apresentar problemas a exibir este e outros websites. Resolver Agora
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar este website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies. Fechar